O Vale de Loire inscrito na lista do Patrimônio Mundial
O Vale do Loire é conhecido mundialmente por abrigar centenas de belos castelos. Mas não é só isso que essa região francesa tem a oferecer. Lá você também encontra bons vinhos, deliciosos queijos, lindas cidades históricas e excelentes rotas de bicicleta.
O início do período áureo do Vale do Loire — que nos deixou como legado as centenas de castelos renascentistas que hoje fazem a fama da região — é marcado pelo fim da Guerra dos 100 Anos, por volta de 1450. Alguns anos antes, Joana d’Arc havia liderado a batalha que pôs fim ao domínio inglês sobre essa parte da França. A partir desse momento, os reis franceses, encantados com a beleza da região, transferiram a capital do reino para o Vale do Loire, mais precisamente para Tours. A aristocracia, para manter a proximidade, seguiu os passos da corte e também seinstalou na região. O resultado: castelos e mais castelos.
Desde 2000, o Vale do Loire está inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco devido a vários motivos:
- Pela riqueza de seu patrimônio arquitetural, sobretudo seus castelos.
- Pelas cidades históricas tais como Blois, Chinon, Orléans, Saumur e Tours.
- Pela paisagem cultural ao longo do rio Loire.
- Pelo cultivo da terra, testemunho da interação do homem com o seu meio ambiente ao longo de 2 mil anos de história.
- Pela história inscrita em seus monumentos: expressão dos ideais da Renascença e do Iluminismo, base do pensamento e da criação da Europa Ocidental.
Comments